Experiência do kitchen table aproxima chefs de cozinha e clientes

 Experiência do kitchen table aproxima chefs de cozinha e clientes

Foto: Divulgação

O conceito de kitchen table (balcão da cozinha) teve origem há séculos, com o hábito dos chefs de entreter suas famílias e amigos na cozinha enquanto trabalhavam. Ao longo do tempo, foi sendo adotado por donos de restaurantes de perfil mais empreendedor, que passaram a conceder a seus principais clientes a oportunidade de jantar assistindo à ação na cozinha. E o que antes era um convite para poucos, evoluiu para espaços que podem ser reservados por qualquer pessoa que aprecie uma experiência gastronômica exclusiva.

Hoje, as kitchen tables – também conhecidas como chef’s table e chef’s counter (balcão do chef) – seguem firmes como tendência nas principais cenas gastronômicas do mundo, contribuindo para a criação de restaurantes cada vez mais aconchegantes e deixando no passado a figura do chef de cozinha como um ser inacessível a seu público.

O balcão proporciona ao cliente algo equivalente a uma visita guiada aos bastidores da cozinha. Enquanto aprecia os sons, coreografias e aromas típicos de uma cozinha profissional em plena atividade, o cliente saboreia um menu confiança de preparos exclusivos, experimentais e espontâneos, criado pelos chefs a partir de suas preferências. “É um ambiente focado em novas experiências, marcadas por uma excelência gastronômica que é tudo ao mesmo tempo, menos comum”, define Lênin Palhano, premiado chef paranaense.

Experiência do kitchen table aproxima chefs de cozinha e clientes
Foto: Divulgação

A ausência de vidro entre a cozinha e o balcão protege a autêntica essência da experiência e potencializa ainda mais a troca de ideias com os clientes. Orgulhosos do que produzem, Lênin e sua equipe enxergam no formato uma possibilidade de expressar e exaltar a paixão que nutrem pela gastronomia e pelo preparo de cada ingrediente. “Temos o compromisso em nos alimentarmos de conhecimento para contar histórias, sempre buscando compartilhar culturas com verdade, compaixão e entusiasmo”, destaca o chef.

O contato direto proporcionado pela experiência no balcão da cozinha durante todo o serviço também é visto pelo chef como uma oportunidade de demonstrar transparência total com o cliente, pois manter uma cozinha aberta exige ainda mais disciplina e profissionalismo da equipe. Além disso, é uma ótima maneira de celebrar o trabalho de todos os profissionais, destacando as habilidades e contribuições de cada um no que é servido. “Não somos garçons e cozinheiros trabalhando separadamente. Somos a evolução dos serviços em hospitalidade dentro de um lugar único, marcado por uma unidade de pessoas que compartilham o sonho de fazer do mundo um lugar melhor através da alimentação e do ato de simpatia e empatia que é receber”, completa o chef Lênin Palhano.

Bem-Viver SC

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