Museu Etnográfico Casa dos Açores abriga exposição de cerâmica sobre câncer de mama
Com o objetivo de despertar a sensibilização sobre a necessidade do autocuidado, a exposição “ResPeito” leva esculturas em cerâmica com a temática do câncer de mama para o Museu Etnográfico Casa dos Açores, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Biguaçu. A visitação vai até 3 de março, com entrada gratuita.
Desenvolvida pelo artista Claudio Salvalaggio Schmitz, a mostra conta com 25 peças originais ressaltando a importância do autotoque como prevenção à doença que acomete tanto mulheres quanto homens. “ResPeito” visa, ainda, criar uma experiência que gere uma relação mais sensível e direta e, portanto, mais significativa com a temática.
O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da FCC.
Casa dos Açores
A Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico, no município de Biguaçu. Distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos mais esplêndidos registros do apogeu da colônia açoriana-madeirense da localidade de São Miguel. A Casa dos Açores é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1978, e passou por restauração para se transformar em museu, inaugurado no dia 4 de março de 1979.
O museu forma, junto com a Igreja de São Miguel Arcanjo, a chácara e os arcos do antigo aqueduto, um belo conjunto arquitetônico. Conta com acervo de móveis, roupas e outras peças que visam à preservação e ao estudo da cultura açoriana. O espaço serve também para divulgar obras de autores catarinenses e exposições, além de contar com a comercialização de artesanato local.
Serviço:
O quê: Exposição ResPeito
Visitação: até 03/03, de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Museu Etnográfico Casa dos Açores
Rodovia Governador Mário Covas – BR-101, s/n – Balneário São Miguel – Biguaçu
Entrada gratuita