“Buteco Vive” será tema do maior concurso de botecos do país
Após a realização do concurso com formato híbrido em 2021, o maior concurso de botecos do Brasil está de volta originalmente: de 8 de abril a 1 de maio, o Comida di Buteco 2022 chega para resgatar a magia e alegria desses espaços. A missão do concurso é transformar vidas através da cozinha de raiz, contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “botecos”, e nesta edição seu foco está na campanha Buteco Vive.
Bares e restaurantes estão entre os setores que mais sofreram durante a pandemia, onde 30% dos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas somente no período de 2020 e 2021. Para continuar o seu propósito, o Comida di Buteco buscou ampliar o número de participantes do concurso, valorizando esses pequenos negócios e empreendedores, com aproximadamente 800 inscritos de Norte a Sul do país disputando o título de campeão em cada um dos 21 circuitos.
Na edição deste ano, a tradição de oferecer petiscos a um preço justo segue sendo um ponto importante, permitindo experimentar criações a um preço fixo de R$27 em todo o Brasil. Vale destacar que a competição é um concurso onde é eleito o melhor boteco de cada circuito, e não o melhor petisco. Além disso, em todas as edições, 20% dos concorrentes dão espaço para novos estabelecimentos, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Na primeira etapa, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e os jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco corresponde a 70% do peso da nota, e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e os jurados correspondem aos outros 50%.
Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados, e então é eleito o melhor boteco do Sul do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.
Um modelo de negócios transformador de vidas
O concurso tem como perfil apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias. Todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o boteco, que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica gerando empregos, impostos, turismo, e abrange grandes parceiros, em mídia jornalismo, influenciadores; e, finalmente, o público, que visita e vota ao longo de todo o mês do concurso, alavancando de forma poderosa toda a cadeia na qual os estabelecimentos estão inseridos.
Confira os participantes do concurso que começa no dia 8 de abril: Bar do Noel, Beer Praia, Bendito Boteco, Boteco O Mané, Botequim das Flores, Capitão Gaivota, Centro Social da Cerveja, Deck Lagoa, Gato Mamado Bar, Milton’s Bar, Morro Das Pedras Bar e Restaurante, Nacanoa Oyster Bar, Sufoco’s Bar, Tonho Boteco, Zeca Bar e Restaurante, Zero 54.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua missão e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco. A seguir, apresentamos algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco.
Santander
O Santander se mantém como banco oficial do evento e seus clientes terão 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes.