Atração do Festival de Outono, Esquadrilha da Fumaça encanta moradores de Tubarão
A apresentação de número 3932 do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, realizada nesta segunda-feira (28) em Tubarão, foi histórica para a Cidade Azul, que pela primeira vez recebeu o espetáculo como parte da programação do Festival de Outono. Milhares de pessoas assistiram o evento no entorno da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva em meio a uma grande festa, poucas vezes vista na cidade.
Por volta das 14 horas, um grande público começou a se formar no entorno na Arena. Famílias, amigos, grupos de estudantes, funcionários que conseguiram um pequeno recesso no trabalho chegaram para assistir a fabulosa esquadrilha. Quando as aeronaves surgiram, não havia mais vagas de estacionamento nem no pátio da arena, nem nas ruas próximas do bairro Recife, Vila Moema e Passagem. Até a avenida Pedro Zapelini ficou cheia de carros que pararam para os ocupantes assistirem a apresentação.
Das milhares de pessoas no entorno da Arena, poucas não estavam com o telefone celular para registrar em fotos ou vídeos as manobras individuais ou coletivas dos aviões. Aplausos, gritos de espanto ou de empolgação indicavam a emoção do público.
Os cruzamentos horizontais entre duas ou mais aeronaves, passando umas próximas das outras, foram os mais aplaudidos. Não faltaram sustos na plateia, quando em três oportunidades algum dos aviões vinha de surpresa por cima da arena no sentido beira-rio/bairro Recife em um barulhento rasante.
O final da apresentação, com agradecimento transmitido pelo sistema de som diretamente de um dos pilotos, foi bastante aplaudido. Em uma manobra coletiva, os aviões desenharam no céu com o rastro de fumaça um gigante coração.
O céu azul de poucas nuvens voltou a ficar tranquilo e silencioso pouco depois com a despedida da esquadrilha da fumaça, mas para quem assistiu o espetáculo no local o céu tubaronense se tornou mais especial.
Já no sábado (26) e domingo (27), a boa movimentação de público no Festival de Outono, na Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, indicava que o tubaronense curtiu o novo evento. No parquinho as famílias e crianças faziam fila para aproveitar os brinquedos, enquanto as tendas de shows e de artesanato atraíram um bom público nos dois dias. Na pista de skate não foi diferente: centenas de jovens de divertiram cada qual em seu estilo, seu jeito de se apresentar por lazer ou para exibição aos amigos.
Para o prefeito Joares Ponticelli, os três dias de evento foram bastante especiais.
“Eu nunca tinha visto uma apresentação da esquadrilha da fumaça e fiquei emocionado. E para uma segunda-feira tivemos um extraordinário público. O Festival de Outono foi assim nos três dias. Foi uma primeira experiência depois de dois anos de pandemia que deu muito certo. E a nossa proposta foi essa, de aproveitar esse espaço da Arena e em torno dela, por isso estamos investidos bastante nessa área que em breve vai ganhar mais quadras esportivas e um novo espaço de convivência com a familia. Estou muito feliz por esse momento que a cidade está vivendo”, destacou o prefeito.