Rota de turismo rural de Águas de Chapecó enaltece seus sabores e encantos
Valorizar a agricultura familiar, buscar novas alternativas de renda para incentivar os pequenos negócios do campo e mostrar os potenciais da região. Com esses objetivos a Administração Municipal de Águas de Chapecó lançou a rota de turismo rural “Águas: seus encantos e sabores”, na Sede do Brunão.
A iniciativa busca desenvolver o trade turístico e fomentar mais ofertas turísticas. O município conta com propriedades rurais bem estruturadas, com gente hospitaleira, belezas naturais, produção rural e artesanal e excelente gastronomia. A concretização da rota de turismo rural é um sonho antigo da comunidade, que se concretizou pelo espírito empreendedor e com foco no desenvolvimento sustentável dessa atividade econômica.
Integram a rota sete propriedades: Virtutti Agricultura Familiar, Cachoeira do Mel, Sede do Brunão, Alambique Aroma de Cana, Sítio do Leo, Café da Dona Nena e Mello Móveis Rústicos. Veja dicas do que fazer quando turistar na região:
- Experiência colhe e pague
- Visualização das colmeias
- Conheça cachaças e licores artesanais sem aditivos químicos produzidos na região
- Conheça a produção de móveis e artefatos rústicos de madeira nobre e de demolição
Elaboração da rota de Águas de Chapecó
O trabalho de elaboração da rota, identificação das propriedades rurais com potencial para receber visitantes e capacitação dos empreendedores contou com suporte do Sebrae de Santa Catarina e apoio do Sicredi, do Sicoob, da Cresol e da Epagri. Segundo o vice-prefeito Oscar Barela muitas pessoas trabalharam em prol do desenvolvimento do município, por isso agradeceu o empenho de todos os desbravadores. “Nosso presente de aniversário é a rota de turismo rural. Esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo para que outros agricultores venham a somar no projeto e ampliar os pontos turísticos”, ressaltou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Débora Hermes, lançar a rota de turismo rural é um ato de ousadia, mas ao mesmo tempo é gratificante saber que o município está no caminho certo e conta com o apoio necessário. “Com a rota, o projeto da nova estrutura da Hidroeste e os eventos planejados, escrevemos uma nova página na história de Águas de Chapecó e com certeza deixamos um legado”, enfatizou.
A região oeste catarinense é rica em potenciais turísticos, mas carente em atrativos que mantenham os visitantes por mais dias nos municípios. A evolução deste cenário passa pelo processo dos empreendedores locais acreditarem no turismo como agregação de valor às suas atividades.
Segundo o empresário e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cassiano Mezzomo, a rota de turismo rural iniciou suas atividades graças a união e os esforços de muitas pessoas. “Sem ela dificilmente venderíamos nossos produtos ou mostraríamos nossos potenciais. Ao visitarmos outros lugares percebemos que também temos muito a oferecer aos visitantes e por isso queremos motivar outras famílias a acreditarem para que possamos implantar outras rotas turísticas no município”, comentou.